sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O QUE, QUANDO E PORQUÊ

A ideia desse blog surgiu a partir de uma das atividades letivas da disciplina de Biogeografia do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Nos foi proposto pela Profª Drª Sueli Furlan que elaborássemos um pequeno projeto de pesquisa a ser realizado durante o curso de Biogeografia com o objetivo de estudar algum aspecto, por nós definido, sobre ao Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Cananéia, São Paulo.


Após algumas discussões em grupo, escolhemos trabalhar com a vegetação dos ecossistemas Manguezal e Restinga, caracterizando-as de forma simples para que estudantes de ensino médio possam identificar suas principais características em campo.


Para isso, acreditamos ser importante observar os seguintes aspectos: vegetação - tipo das plantas, sua localização e principais características - e clima - umidade relativa do ar e temperatura -, pois são os fatores que compõe esses ecossistemas de mais fácil identificação e medição.

Todos os dados, fotos, perfis, anotações e vídeos foram feitos entre os dias 28, 29 e 30 de outubro de 2011, em um trabalho de campo financiado pela Universidade de São Paulo e organizado pela Profª Drª Sueli, que realizamos junto com todos os alunos que cursavam essa disciplina e tinham como objeto de estudo a Ilha do Cardoso.



Fazem parte do grupo Raquel Azevedo Coronel, Tabata Santa Bárbara dos Santos, Andreia Ermlich Bianchi, Gabriel Manhães Barreto e Cássio Alves de Oliveira e, monitorando o grupo, Antonio Afonso. Também muito nos auxiliou durante a preparação para esse trabalho a professora Ana Lúcia Gomes dos Santos, monitora da disciplina. [Foto de Antonio Afonso, tirada nos cordões arenosos da Restinga no Parque Estadual da Ilha do Cardoso]

Nenhum comentário:

Postar um comentário